Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná
O Corpo de Bombeiros estadual foi criado pelo Presidente do Estado, Carlos Cavalcanti de Albuquerque, em 1912.[4] A corporação foi concebida com completa autonomia, nos moldes dos Sapeurs-Pompiers da França, os quais eram militarizados e estruturados como arma de Engenharia; e tinha por modelo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, do qual seguiu a estrutura, a organização e o fardamento. O forte vezo militar se fez sentir desde início, devido o próprio Presidente do Estado ser também oficial de engenharia. A implantação do projeto foi confiada ao Tenente do Exército Nacional, Fabriciano do Rego Barros; o qual foi comissionado como major, constituindo-se no primeiro comandante da corporação. Entretanto, a efetiva aplicação prática da estrutura foi feita pelo Major Enock de Lima, seu segundo comandante, oficial originário do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.[5]
Antiga torre de treinamento.
Antigas Viaturas do CCB - 2009.
Desfile da Independência do Brasil.
Antigo Quartel - Rua Cândido Lopes.
Treinamento de combate a incêndio.
Alfândega de Paranaguá.
O Corpo de Bombeiros recebeu seu primeiro quartel em 14 de julho de 1914, situado na Rua Ébano Pereira, esquina com Rua Cândido Lopes. A instalação fazia fundos com o antigo Teatro Guaíra, e havia sido anteriormente quartel da Polícia Militar, e sede do Museu Paranaense. Nesse local está atualmente instalada a Biblioteca Pública do Paraná.
A imagem ao lado mostra a saída de serviço que dava acesso ao pátio central.
À direta ficavam as instalações da 1ª Cia CB; e à esquerda mostra os fundos do antigo Teatro Guaíra e o rancho (refeitório - o prédio com duas janelas, próximo à torre).
A torre de treinamento fora importada da Alemanha na época da fundação do CB. No alto havia duas lâmpadas: uma na cor branca e outra na cor vermelha. A luz vermelha alertava o efetivo de folga para que se recolhesse ao quartel, pois o pessoal de serviço se encontrava fora prestando socorro.
O atual Quartel Central foi recebido em 1953, e havia sido área do antigo quartel do 14° Regimento de Cavalaria e também do 5° Batalhão de Engenharia do Exército.
[editar]Primeiros veículos
O material rodante inicial era constituído por quinze veículos:
Uma viatura comando Mercedes Benz;
Uma viatura auto-tanque Fiat;
Uma viatura auto-bomba Merryweather;
Uma viatura bomba a vapor (hipomóvel);
Uma viatura bomba a gasolina (hipomóvel);
Duas viaturas de transporte de pessoal;
Duas viaturas de mangueiras (hipomóvel);
Uma viatura escada Merryweather;
Uma viatura ambulância;
Um caminhão;
Uma caleche;
Duas motocicletas (uma com side car).
fonte:wikipedia.