Major Renato dos Santos Taborda diz que a população precisa ser mais ativa, pois ela tem a função de "cobrar resultado de delegado, comandante ou qualquer entidade"
Jussara H. Bendhack Edição: Rodrigo Zub
O Major da 8ª Cia da PM de Irati, Renato dos Santos Taborda, esteve participando da edição de quinta-feira, 22, do programa “Meio Dia em Notícias” para falar sobre as atividades desenvolvidas pelo Conseg, órgão instituído pelo governo do Estado instituído em 2008, em Irati.
O objetivo do Conseg é incentivar os moradores a denunciar qualquer tipo de crime e a se envolver mais em discussões de interesse público. Além disso, o órgão se constitui em importante fórum de discussões de ações contra a violência. Desta forma, a comunidade tem autonomia para fiscalizar e cobrar resultados dos agentes que executam serviços de Segurança Pública. No entanto, Taborda explica que a sociedade tem sido passiva em relação a isso. “O Conseg tem autonomia para cobrar resultado de delegado, comandante ou qualquer entidade. A comunidade, através das associações de bairros precisa ser mais ativa, trazer os problemas e também contribuir como membros da entidade”, reflete.
Denúncias
Em Imbituva, o Conseg que possui um site próprio, instalou uma ferramenta para receber denúncia online http://www.consegimbituva.org.br/denuncia.php. A principal novidade do sistema é que a população pode denunciar qualquer tipo de crime sem precisar se identificar. Perguntado sobre esta possibilidade, Taborda explica que os canais que operam hoje - 181 e o 190- dão mais rapidez a investigação do fato, deixando para o Conseg os casos que envolvem funcionários públicos e as solicitações do Ministério Público (MP).
“Nesta madrugada [do dia 22 de março] que teve a ocorrência de roubo em uma loja daqui da cidade, foi um cidadão que estava passando por ali, estranhou o movimento e ligou para o 190. A polícia chegou rápido”, lembrou Taborda, citando o assalto ocorrido em uma loja de eletrodomésticos na madrugada da última quinta-feira, 22, na área central de Irati.
Fonte: Rádio Najuá de Irati