Da Redação Najuá
O clima deve ficar quente entre os vereadores antes mesmo do início da sessão ordinária. O Presidente da Casa, Amilton Kominitski (PPS), relatou à equipe da Najuá, que os legisladores irão se reunir uma hora antes da reunião para decidir se vão repassar a pauta das sessões para a imprensa.
Amilton comenta que alguns vereadores avaliam que a pauta não deve ser divulgada de forma antecipada para evitar uma polêmica no caso de algum projeto não ser apreciado durante a sessão. Um dos vereadores contrários a liberação da pauta é o peemedebista Vilson Menon. Já o primeiro secretário, Emiliano Gomes (PSD), disse que é a favor da divulgação da pauta. Em conversa com a reportagem da Najuá, ele prometeu que a pauta desta segunda-feira, 13, seria disponibilizada.
Pauta não foi divulgada
Na semana passada a Mesa Diretora decidiu não divulgar a pauta das sessões com antecedência. Um documento com os projetos que seriam apreciados foi entregue aos órgãos de imprensa minutos antes do início da sessão semanal.
Contrariando o regimento interno, a prática de não divulgar a pauta com antecedência era aplicada nos últimos oito anos. Divulgar a pauta pouco antes da sessão contraria o próprio regimento interno que estipula em seu artigo 80–“ampla publicidade às sessões, facilitando-se o trabalho da imprensa, publicando-se a pauta e o resumo dos trabalhos na imprensa”.
Emiliano prometeu facilitar acesso as informações
Durante a primeira sessão ordinária deste ano, Emiliano usou a tribuna livre para falar da importância de manter a população informada de tudo que acontece no legislativo. “Como membro da mesa diretora, farei a leitura integral dos projetos de lei, porque é um dever nosso manter a população bem informada de tudo que acontece”, relatou o vereador.
Em seu discurso, Emiliano ainda prometeu facilitar o acesso as informações e melhorar a comunicação institucional da Casa de Leis.
