Os professores José Edélcio Stroparo e Maria Rita Kaminski Ledesma assumiram oficialmente na última terça (28) os cargos, respectivamente, de diretor e vice-diretora do campus da Unicentro em Irati. Ambos compunham, no ano passado, a chapa “Rumo Certo”, que obteve 64,41% dos votos válidos nas eleições que ocorreram em setembro. Ambos terão a missão de, nos próximos quatro anos, coordenar as ações de ensino, pesquisa e extensão do campus de Irati, que engloba 15 graduações, de quatro setores distintos do conhecimento, além de dois mestrados e demais cursos de pós-graduação. A oficialização dos cargos ocorreu com a leitura e assinatura do termo de posse do diretor e da vice-diretora. A cerimônia ficou marcada pela brevidade, de modo que a vice-diretora Maria Rita Ledesma e o vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza abriram mão de discursar.

A ex-diretora do campus da Unicentro em Irati, professora Laura Rinaldi de Quadros, afirmou ser uma honra ter a oportunidade de participar da posse dos novos diretores, por considerar que o trabalho desenvolvido por ela e pelo professor Mário Menon (que foi diretor entre 2004 e 2010) terá continuidade, de forma a fazer com que a universidade permaneça crescendo com qualidade. “Durante o período em que fiz parte da administração da Unicentro campus Irati foram várias ações: conquistas de infraestrutura, conquistas no ensino, conquistas na pesquisa e na extensão. Posso dizer que é viável o impacto econômico e social que a Unicentro tem acrescentado nos vários segmentos do município de Irati e região”, comentou Laura. A professora agradeceu nominalmente a todos que participaram da equipe administrativa, das chefias de departamentos e das pró-reitorias durante esse período. Ela ainda aproveitou para agradecer aos familiares pela compreensão dispensada nos momentos em que ela precisou deixá-los em segundo plano para se dedicar aos interesses da instituição. Laura finalizou seu discurso desejando sucesso aos novos diretores.

O diretor empossado, Edélcio Stroparo, destacou a conclusão de uma longa etapa, desde o processo eleitoral, que se estendeu de maio até setembro, com a candidatura, a eleição, a nomeação e, finalmente, a posse. “Representa também para nós o reconhecimento de todo o nosso trabalho nessa longa jornada. Para a comunidade universitária esse momento também é muito importante, pois este é o resultado de um processo democrático”, resumiu. Edélcio frisou a lisonja pela presença da artista Denise Stoklos, que brindou a todos com uma apresentação da peça “Louise Bourgeois: Faço, Desfaço, Refaço” após a cerimônia de posse. Além disso, ele revelou que sentia-se privilegiado com a presença pelo fato do que ela representava: por iniciativa da própria atriz, todo o acervo de sua carreira foi disponibilizado para integrar o patrimônio da Unicentro, na constituição do memorial do Teatro Essencial. “Essa iniciativa faz nascer nessa pequena cidade do estado do Paraná um grande laboratório de cultura e de pesquisa. Estamos lançando uma semente em terreno fértil e, com certeza, estaremos colhendo frutos”, analisou. Leia Mais...

Fonte: hojecentrosul
Texto e fotos: Edilson Kernicki

Advertisement

 
Top