BAIXAR ESTE VÍDEO
Na Sessão do dia 06 de maio, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei n° 005/2013 do Legislativo, o qual institui a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama e dá outras providências. O autor do projeto, vereador Rafael Felipe Lucas afirma que o objetivo desta Lei é a implementação de ações de comunicação, informação e mobilização social no que concerne ao combate e prevenção do câncer de mama no município de Irati.
Com a aprovação do projeto de Lei fica instituído a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, no município, a realizar-se, anualmente, na semana em que esteja alocado o dia 27 de novembro, sendo este o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama. Durante a Semana, serão realizados debates, palestras, campanhas educativas e outras iniciativas com o objetivo de informar a população sobre as características da enfermidade e incentivar a realização de exames visando sua detecção precoce. De acordo com Rafael, o Poder Público poderá também promover ações e parcerias que visem apoiar a consecução dos objetivos desta lei.
Rafael destaca que essa Semana passará a integrar o calendário oficial de eventos do município. Conforme o parlamentar, essa será uma semana de extrema importância para Irati, visto que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. “No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%”, frisa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. “No Brasil, excluídos os tumores de pele não-melanoma, o câncer de mama é ainda o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição”, relata o vereador dizendo que entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino, ocupa espaço logo atrás dos problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Para finalizar, Lucas afirma que a aprovação desse projeto, visa contribuir para a qualidade de vida e a saúde da população iratiense, por meio de ações de conscientização e prevenção do câncer de mama.
(Assessoria da Câmara Municipal de Irati)
